As 10 melhores plantas para apartamento

O post “As 10 melhores plantas para apartamento” não apenas te ajudará a dar um toque natural ao seu lar, como vai te auxiliar na escolha de um eficiente purificador de ar. Além, é claro, de provar aos seus visitantes que você chegou à maturidade.

Existem algumas coisas que são necessárias para provar que se chegou à vida adulta: ter uma estante de livros, uma adega, e, talvez, acima de tudo, ter plantas em casa. Mas sendo honestos, a maioria das pessoas tem uma grande dificuldade e nem sabe por onde começar. Felizmente estamos aqui para te ajudar nessa missão!

Para iniciantes, o melhor é escolher uma planta com base nas condições que seu espaço oferece. Assim, se você está procurando por uma planta para colocar no peitoril da sua janela que recebe sol direto o dia inteiro, escolha uma planta que se adapte bem às condições de seca e dias ensolarados. Uma ótima opção, por exemplo, são as suculentas.

E saiba que ter uma planta em casa faz muito mais que apenas fazer você se sentir adulto. A interação com plantas pode reduzir o estresse físico e psicológico. Além do que, as plantas são ótimas purificadoras de ar ao filtrar os poluentes que se instalam dia-a-dia.

Com todos esses benefícios, o que você está esperando para dar um pulinho no Ceasa ou na sua floricultura para comprar suas favoritas? Adicione o cultivo de plantas à sua casa e você logo colherá os frutos saudáveis dessa prática.

Como a realidade de grande parcela da população urbana brasileira é viver em apartamentos cada vez menores, vamos aqui focar a atenção às espécies de plantas para interior de apartamentos, já que interagem bem com espaços pequenos e, às vezes, pouco iluminados.

1 – Espada de São Jorge

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: ESPADA DE SÃO JORGE

Como o próprio nome sugere, a planta recebe esse nome porque tem folhas pontiagudas e verticais com faixas verdes irregulares que se assemelham a uma espada.

Além de ter uma estética super bacana, é uma planta de baixa manutenção já que é conhecida por sobreviver às secas, tornando-se perfeita então para iniciantes – que muitas vezes esquecem de aguar as plantas.
Embora a Espada de São Jorge prefira ambientes bem iluminados, ela pode sobreviver a níveis mais baixos de luz. Em outras palavras, ela pode ser colocada praticamente em qualquer ambiente que tenha alguma luminosidade. Não é a toa, está listada entre as 10 melhores plantas para apartamento.
Além disso, estudos mostram que a planta filtra produtos químicos como o benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno.
Com ela você respira, sem dúvida, um ar mais puro dentro de casa.

2 – Jiboia

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: PLANTA JIBOIA

A Jiboia é uma ótima planta se você se considera “dedo podre” para cultivar plantas em casa. Isso porque é uma planta super fácil de cultivar e demanda os mínimos cuidados.
Ela se desenvolve mesmo em ambientes fechados, com pouca luz e ar seco. Não à toa é uma espécie de planta recomendada para escritórios.
Ela é ideal pra apartamentos porque é uma planta de meia luz, ou seja, ela não precisa receber sol diretamente. Embora não seja a condição ideal, a trepadeira se dá bem na sombra também, mas suas folhas vão apresentar um verde mais escuro e talvez ela não cresça tanto.

3 – Dracena

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: DRACENA

A dracena é uma planta de folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo por seu forte apelo tropical.
Em apartamentos, ela é sucesso absoluto pois apresenta baixíssima manutenção e pode ser cultivada em diferentes ambientes de luz: sol pleno, meia luz ou luz difusa. Em outras palavras, adapta-se a qualquer ambiente e pode ser cultivada até pelos iniciantes mais esquecidos. Assim, ela, sem dúvida, é uma das melhores plantas para apartamento.
A dracena também é conhecida por despoluir ambientes e contribui para eliminar produtos como formaldeído, xileno e tolueno.

4 – Zamioculca

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: ZAMIOCULCA

Se você mora em um apartamento com pouca luz, a Zamioculca é a planta ideal para você.
Além de ser bastante tolerante às secas, ela sobrevive com luz quase nenhuma.
A Zamiolculca, sem sombra de dúvida, se não for a melhor, está entre as melhores opções de plantas para dentro do apartamento.
Por possuir rizomas (estruturas semelhantes às batatas) que armazem água, a Zamioculca pode sobreviver a grandes períodos de estiagem em seu ambiente natural. Isso significa que elas também sobreviverão a regas pouco frequentes no seu espaço – uma vez por mês se sua planta estiver com luz indireta média.
É preferível deixá-la passar sede do que regar em excesso. Isso porque os rizomas apodrecem com o encharcamento.
Mesmo com pouca rega, a Zamioculca mantém suas características mais peculiares: tem uma folhagem perene de cor verde-escura muito brilhante. Até dá a impressão que as folhas foram enceradas. Não é linda?

5 – Clorofito

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: CLOROFITO

O Clorofito tem folhas finas e compridas com listras verticais, o que justifica ser também chamada de “gravatinha”.
É uma planta facilmente cultivável e gera pequena flores brancas em suas extremidades, por isso costuma ser utilizada em residências como parte da decoração.
Por ser pouco exigente, está entre as melhores plantas para apartamento, pois não necessita e nem deve ser exposta ao sol direto; apenas precisa de bastante luminosidade. Por isso, são perfeitas para colocar em salas que tenham janelas grandes.
Mas lembre-se: mantenha-a longe do peitoril da janela.

6 –  Ficus Elástica

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: FICUS ELÁSTICA FALSA SERINGUEIRA

Se você tem a tendência de esquecer suas plantas ou é novo no estilo de vida “mãe/pai de planta”, compre uma Ficus Elástica.
Além de ser uma planta que tolera certo grau de negligência, ela lida melhor com a falta de água do que com a rega excessiva.
Soa como o seu tipo de planta? Perfeito! Apenas saiba ela é uma planta que aprecia a luz direta do sol, portanto, trate de cultivá-la próximo a uma janela.
Sua manutenção é baixa, e se resume as regas e adubações ocasionais.
De uso mais frequente em vasos, essa “árvore” de folhagem avermelhada é perfeita para quebrar a monotonia das tradicionalmente verdes.

7 – Samambaia Asplênio

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: SAMAMBAIA ASPLENIO CRESPA

Ter uma Samambaia Asplênio Crespa por si só já é um ponto de partida para conversas, graças às suas folhas verde brilhantes e bordas onduladas.
Você vai ganhar pontos extras na sua decoração com essa planta de aparência exclusiva.

Como essa planta vive sob meia luz e ama um ambiente úmido – assim como todas as samambaias – ela é uma ótima opção de planta para ter dentro do banheiro com chuveiro, desde que haja janela para que ela receba luz natural.
As Asplênio filtram formaldeído, xileno e tolueno; portanto, não é uma má idéia colocar uma em seu banheiro. Afinal, é aí que provavelmente você use toxinas domésticas, como produtos de limpeza agressivos, spray de cabelo e removedor de esmalte.

8 – Lírio da Paz

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: LÍRIO DA PAZ

Se você já tem a experiência em manter viva uma planta, parabéns! Talvez seja a hora de adicionar um Lírio da Paz à sua coleção.
Ela requer mais atenção em comparação às plantas anteriores, mas nada que assuste. Isso significa mantê-la úmida sem regar demais e colocá-la em um local claro, mas com sombra.
É importante observar que as flores do Lírio da Paz têm pólen e pode não ser a melhor escolha para pessoas que sofrem de alergias.

Se isso não for um problema para você, é recomendável ter um Lírio da Paz no seu quarto, pois produz oxigênio à noite, enquanto a maioria das plantas faz isso durante o dia. Quer razão maior para ela listar entre as melhores plantas para apartamento?
Além de produzir oxigênio, esta planta também remove amônia, benzeno, formaldeído e tricloroetileno.

9 – Filodendro

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: FILODENDRO

Nas condições internas corretas, as folhas em forma de coração e as trepadeiras do Filodendro podem atingir mais de 3 metros de comprimento, assim como a Jiboia. Isso a torna uma ótima opção se você tem prateleiras altas ou deseja adicionar uma floreira suspensa à decoração da sua casa.
Assim como a Jiboia, o Filodendro é incrivelmente fácil de podar, se você preferir uma forma mais compacta. É também uma das plantas mais fáceis de cultivar e de menor manutenção.

Este belo filodendro é ideal para plantar em vasos ou cestas pendentes, adornando ambientes internos de apartamentos bem iluminados, mas nunca sob sol direto. Portanto, deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa.
Embora não seja a espécie de planta mais purificadora de ar no mercado, elas, ao menos, filtram os formaldeídos.

10 – Babosa

AS MELHORES PLANTAS PARA APARTAMENTO: BABOSA

Essa planta não é apenas fácil de cuidar, mas também tem propriedades medicinais.
O suco da Babosa, também chamada de Aloe Vera, tem poder anti-inflamatório e antibacteriano.
Assim, você pode cultivar essa planta não apenas para decorar sua casa, mas para se tratar.

Coloque seu vaso de Babosa em um local bem ensolarado e não se preocupe em mantê-la viva. Você pode, inclusive, deixar seu solo muito seco antes de decidir regá-la.

Se você gosta do tema e quer saber um pouco mais sobre a tendência de decoração de apartamentos com plantas, é só acessar no post sobre Urban Jungle.

Até a próxima!

CASA Uau!! – Arquitetura e Dicas de Decoração

Júlia - Casa Uau

Publicações

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *