Dekton ou Neolith: qual é melhor?

DEKTON OU NEOLITH

Dekton ou Neolith? Qual é o melhor? Neste artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre as tecnológicas pedras sinterizadas, também conhecidas como superfícies ultracompactas.
Mas antes de seguirmos em frente apresentando suas características mais gerais, é importante destacar o seguinte: tanto Dekton quanto Neolith são o mesmo tipo de produto, o que significa que são fabricadas da mesma maneira, mas a Dekton e a Neolith são duas marcas diferentes.

Pedras sinterizadas: o que são.

A pedra sinterizada é um novo produto na indústria de bancadas que está crescendo em popularidade e tem sido destaque em muitas construções desde que o produto foi lançado.
Existem duas marcas principais que produzem pedras sinterizadas: Dekton e Neolith.

NEOLITH CALACATA
Ilha de cozinha em Neolith Calacata Polido
DEKTON OPERA
Ilha de cozinha em Dekton Opera

A pedra sinterizada é uma rocha industrializada feita com materiais naturais e criada usando o mesmo processo que a Terra produz pedras naturais, através de temperaturas e compactação extremamente altas.

O processo de sinterização cria uma superfície resiliente. Esses minerais são colocados sob um calor extremo (1200 graus Celsius) e pressão alta para unir os materiais, criando uma placa densa e não porosa. Finalmente, devido ao processo de sinterização, nenhum polímero ou resina é necessário.
Cem por cento dos materiais usados ​​na fabricação das pedras ultracompactas são naturais. Aproximadamente metade dos materiais utilizados na bancada de pedra sinterizada são provenientes de materiais reciclados.

Cores e texturas

As bancadas de superfície ultracompactas estão disponíveis em várias opções de cores e podem reproduzir a aparência de concreto, pedra, madeira, metal. O céu é o limite.
Esses materiais provam ser tão resistentes que estão adequados para uso em espaços internos e também para aplicações externas.
As bancadas Dekton e Neolith são de baixa manutenção, resistentes a arranhões e extremamente resistentes ao calor.

TESTE DE RESISTÊNCIA NEOLITH ZAHA STONE
Teste de resistência – Neolith Zaha Stone

Dekton é uma empresa irmã da Cosentino, que também fabrica um produto de quartzo conhecidíssimo: o Silestone. Quem nunca ouviu falar?

Confira este vídeo que mostra o processo de fabricação do Dekton.

A Neolith fornece apenas produtos de pedra sinterizada, o que os torna uma ótima opção para quem busca pela produção de bancadas.

Ao fazer isso, se tornou uma empresa especializada na produção das pedras ultracompactas e conseguiu projetar sua marca no mercado como, talvez, a principal marca de pedras sinterizadas. Isso permite que ela se concentre em tornar seu produto a melhor opção nessa categoria.

Confira este vídeo mostrando os produtos Neolith.

Dekton tem uma vasta coleção de cores. Eles oferecem opções de pedra sinterizada que reproduzem com legitimidade desde a pedra natural até a madeira de demolição ou mesmo chapas metálicas. Confira aqui as Cores de Dekton disponíveis.

Neolith também tem uma vasta coleção de cores. Eu, que tenho mais repertório com as bancadas feitas com este material,  posso dizer que eles tem mais opções que reproduzem o mármore de forma fidedigna e melhor: sem toda a manutenção que o mármore exige. Confira aqui as Cores de Neolith disponíveis.

Informação de suma importância: cada espessura das pedras sinterizadas se presta a diferentes aplicações. Você deve se atentar às recomendações dos fabricantes quanto às espessuras recomendadas para cada aplicação. Do contrário, você perde a garantia oferecida pela fábrica. As bancadas de cozinhas, por exemplo, devem ser necessariamente feita com as chapas de 12mm de espessura ou mais.

Dekton ou Neolith, qual é o melhor?

Tendo em vista tudo o que falamos até agora, o melhor dos dois realmente depende da sua preferência. Elas oferecem a mesma qualidade no quesito material de bancada. Na verdade, a maior diferença entre os dois produtos são as opções de cores.

Desta forma, o melhor produto é a marca com a cor/textura que você gosta. Já que ambas as marcas oferecem durabilidade e qualidade, você precisará decidir qual marca oferece a melhor opção de produto para seu estilo e aplicação, já que tem desenhos e opções de acabamento diferentes entre si.

Os prós e contras das bancadas de pedra sinterizada

As bancadas de pedra sinterizada oferecem uma série de vantagens e algumas pequenas desvantagens também.
Esta superfície durável e nature-based pode ser colocada em ambientes internos e externos. Além de bancadas, a pedra sinterizada pode ser usada para pisos, fachadas e revestimentos em geral.

Vantagens das bancadas de Dekton e Neolith

  • Eco-friendly – as bancadas de pedra sinterizada são fabricadas com mais de cinquenta por cento de materiais reciclados e são totalmente isentas de resina.
  • Resistente a manchas – as bancadas de superfície ultra compactas não são porosas. Se deixar líquidos como vinho, suco de frutas, chá ou café sobre a bancada, ela não mancha.
  • Resistente ao calor – Aparelhos que produzem calor, panelas e frigideiras podem ser colocados diretamente na bancada sem queimar ou danificar a bancada.
  • Resistência à variação de temperatura – a pedra sinterizada pode lidar com variações extremas de temperatura sem rachaduras.
  • Resiste a arranhões – as bancadas ultracompactas não arranham. Você pode cortar diretamente em suas bancadas sem arranhá-las. De toda forma, facas de cerâmica não devem ser usadas nas bancadas.
  • Fácil de limpar – Tudo o que é necessário para limpar suas bancadas é um pano úmido de microfibra e uma gota de detergente.
  • Não é necessária vedação – as bancadas de pedra sinterizada não precisam ser lacradas.
  • Resistente a produtos químicos – A superfície da bancada é resistente a produtos químicos agressivos, o que significa que praticamente qualquer produto de limpeza pode ser usado na bancada.
  • Segurança Alimentar – A superfície não porosa da bancada oferece uma superfície higiênica que reduz germes e bactérias.
  • Resistente aos raios UV – os raios UV não descolorirão suas bancadas de pedra sinterizada, o que significa que você pode colocar pedra sinterizada ao ar livre e a cor permanecerá vibrante.
  • Leve – a pedra sinterizada é leve. Mas pode lidar com cargas pesadas.

Desvantagens das bancadas de Dekton e Neolith

A pedra sinterizada, como qualquer outro produto, não está completamente livre de problemas. Aqui estão todas as desvantagens.

  • Rachaduras – Se a bancada não estiver nivelada adequadamente, ela poderá exercer pressão sobre a bancada, resultando em rachaduras. Se as bancadas são instaladas corretamente, são incrivelmente duráveis. Do contrário, antes e durante a instalação, ele pode rachar ou as bordas podem ser danificadas.
  • Mão de obra – as bancadas de pedra sinterizada podem ser difíceis de instalar e, devido ao seu tamanho, eles podem ser pesados.
  • Reparos – Reparar pedras sinterizadas pode ser difícil e bastante caro. Confira a garantia do fabricante antes de comprar para garantir que os reparos sejam cobertos.
  • Poucos instaladores – Como esses produtos são bastante novos, pode ser um desafio encontrar um especialista em bancada com o conhecimento e a habilidade necessários para instalar essas bancadas. Dekton exige que o instalador seja certificado para trabalhar com este material.
  • Cores – você deve ter cuidado ao escolher suas placas. As cores podem variar se não forem selecionadas no mesmo lote.
  • Custo – Pelo fato de ser um dos materiais mais tecnológicos no quesito “pedras industrializadas”, a produção de bancadas de Neolith ou Dekton está entre as opções mais caras hoje disponíveis no mercado.

A diferença entre Neolith e Dekton

Dekton é fabricado pela empresa espanhola privada Cosentino e tem 25 anos de garantia.
Dekton produz superfícies em mais de 40 cores. Os padrões desses slabs podem variar de cores sólidas, padrões granulados a belos veios.
A Dekton oferece várias opções de acabamento, incluindo fosco, oxidado, martelado, polido e textura de couro.
A cor da superfície se estende pela “massa” da pedra (o que chamamos de Color Body), mas a textura é impressa na superfície.

DEKTON LAOS
Ilha com efeito oxidado no Dekton Laos

O tamanho de uma chapa Dekton pode chegar a 140x320cm. Essas grandes dimensões das chapas são uma vantagem já que reduzem o número de emendas aparentes nas bancadas de cozinha, por exemplo.

Dekton oferece várias opções de espessura: 4mm, 8mm, 12mm, 20mm e 30mm.
Reiterando: cada espessura é recomendada para cada tipo de aplicação!

Já o Neolith é fabricado pela TheSize Surfaces na Espanha e tem 10 anos de garantia.
A Neolith produz slabs em aproximadamente 30 cores diferentes. Um dos designs mais populares da empresa são as pedras que reproduzem o mármore, como: Calacata, Calacatta Gold, Estatuário e Carrara.

NEOLITH CALACATA GOLD
Piso e balcão de restaurante no Neolith Calacata Gold

A Neolith oferece os seguintes acabamento de superfície: silk, honed, river-washed, polished e satin.
Nota importante: os acabamentos polidos são mais propensos a arranhões do que outros acabamentos.

O Neolith é fabricado em quatro espessuras diferentes – 3mm, 6mm, 12mm e 20mm – e está disponível em placas que variam de 75x75cm até 150x320cm.

Bom, agora que você já conhece bem sobre essas duas marcas que vieram para ser divisores de água no mercado das pedras produzidas pela indústria e também sabe que oferecerem os mesmos benefícios, cabe a você, junto ao seu arquiteto ou designer de interiores, decidir qual marca melhor atende em estética e acabamento ao seu projeto.

Me fala, você já conhece as marcas? Tem bancadas feitas nesse material? Gosta da qualidade?
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Ficaremos contentes em tirar ajudá-lo!

Até a próxima!

CASA Uau!! – Arquitetura e Dicas de Decoração

Júlia - Casa Uau

Publicações

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *